Photopoem

GENRE PHOTOPOEM
Segunda Produção
Prazo: Duas semanas
Encontros Presenciais: Para apresentar, explicar o gênero, solicitar a segunda produção e sanar dúvidas foram necessários três dias. Após a entrega das produções e comentários sobre a experiência, foram discutidos os aspectos positivos, negativos, entre outras questões.
O fotopoema constitui-se da junção da poesia em si e da fotografia, nele encontram-se um poema sob uma imagem, o que muitas vezes já fala por si, causando um maior impacto no leitor. De acordo com Camargo (1999, p. 27), as imagens expressivas ou poéticas encontram referência na cultura e no repertório coletivo, “dando a estas imagens uma existência autônoma que não se restringe aos seus usos funcionais ou documentais mas sim às suas potencialidades expressivas e, portanto, estéticas”.
O artista enquanto enunciador provoca os argumentos e dispositivos que serão contemplados, compreendidos pelos leitores de sua obra, traçando de maneira intencional ou intuitiva as narrativas possíveis, determinando o tema, o assunto, os elementos significantes que podem não ter uma coerência, como no movimento surrealista, mas que serão percebidos por quem contempla a obra.
A seguir, com base nos estudos de Santos (2013), expõe-se um quadro-síntese com traços característicos do gênero fotopoema:
TRAÇOS CARACTERÍSTICOS - GÊNERO TEXTUAL
1- Nome específico: Fotopoema
2- Contexto de produção e recepção:
a) autor: internautas escolares ou não escolares e poetas amadores ou profissionais.
b) leitor preferencial: pessoas que interagem pelas redes sociais digitais e que gostam de poesia.
c) suporte: Internet; computador; smartphones, tablets e livros.
d) tempo de produção: momento anterior à publicação.
e) local de produção: provavelmente a residência do autor ou a escola/academia.
f) evento deflagrador da produção: existem diversos, por exemplo, uma ação espontânea, ou um cumprimento de atividade escolar.
3- Tema/conteúdo: Normalmente envolve assuntos relacionados aos sentimentos, como amor, saudade, entre outros.
4- Função/objetivo: Associar a poesia à fotografia, com a intenção de despertar emoção, sentimentos.
5- Organização básica/estrutura: Apresenta uma foto colorida ou em preto e branco, como primeiro plano, e um poema disposto sob ela, referente ou não à imagem.
6- Linguagem/estilo: Linguagem mista (imagens e palavras) com predomínio da escrita formal, clara, coerente, coesa, concisa, normalmente empregada em 1º pessoa, com um grau elevado de autoria.
Fonte: A autora da pesquisa
Seguem as instruções para o trabalho com a produção textual em Inglês:
PRODUÇÃO DO FOTOPOEMA
1º - Apresentação do gênero aos alunos e explicação de suas características.
2º - Explanação dos objetivos e dos critérios de avaliação para a realização da produção.
3º - Disponibilização no grupo privado da turma no Facebook uma apresentação de slides sobre o gênero, o que não foi necessário na primeira produção devido ao meme ser um gênero emergente da Internet e apresentar fácil composição e compreensão.
4º - Elaboração de um vídeo tutorial por parte da professora, explicando como poderia ser feita a produção, no qual escolheu-se uma imagem e editou-a na ferramenta Paint, utilizando-se o Microsoft Office Word para digitar o texto que seria inserido na imagem. O vídeo foi disponibilizado no grupo fechado da turma no Facebook e também no grupo do WhatsApp para que todos tivessem acesso ao conteúdo.
5º - Utilização do grupo do WhatsApp para que os alunos tirassem dúvidas a respeito da produção e para que enviassem as produções finais para que a professora também as disponibilizasse na página do Facebook, assim como na primeira produção do gênero meme.
6º - Solicitação da participação dos alunos na página do Facebook, para a visitar e observar as produções dos colegas, comentando-as.
Referências:
CAMARGO, Isaac Antonio. Reflexões sobre o pensamento fotográfico. Londrina: Edit. Uel, 1999.
SANTOS, G. J. F. Elementos de argumentação na produção de gêneros textuais no Ensino Médio. 2013. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR. 2013.